2 de julho de 2012

Falta tudo, menos veneno...



Debaixo do sol
Bem de baixo do sol
Vejo filha segurando a mão...
A mão de sua mãe.

Vejo neta segurando o braço
O braço de sua avó.
Que um dia, assim como todos, 
Também retornará ao pó.

Vejo poças profundas e secas de um futuro alagado
De tanta lágrima ameaçada
Por causa da soberba.
Mas que coitada, não leva à nada.

No começo da rua me deparo com um menino
Pedindo umas...
Umas moedas, para dar pra sua tia...
Que não come a sete dias.

Logo no meio, no meio do caminho...
Me deparo com a moça, que com aparência boa...
E seus trinta anos inteiros ao invés de procurar emprego,
Me coloca na parede e me pede um dinheiro.
Tal como se eu fosse banqueiro.

Mas logo no final, no final do daquela rua...
Vejo cena de manchete, uma mãe com seu bebê...
Cheirando cola e pedindo esmola.
Deixando seu filho a mercê.

Mas que irritação!
Fico eu indignada com tanta pobreza
Com tanta falta de compreensão, desse País do futebol...
Que não ganhamos nem terçol, que dirá o anzol.

Olho pro céu e suplico: "oh meu Deus"!
Que trajetória oprimida.
E como sempre comovida fico eu.
A se eu pudesse, se o meu dinheiro desse...
E se talvez eles quisessem, como seria diferente, realmente diferente.

Vejo carros passarem apreçados...
Não esperam nem o sinal verde abrir, para sumir.
Mas que banal! É esse o estágio que chegou o ser humano
Mata um atropelado e ainda foge pelo cano.

E ninguém viu, e ninguém vê....
Cambada de medrosos.
E a cultura que implora ser cultura
Querendo toda essa mistura
Fica só na moldura.
Mas tem que mudar!
Em espírito fico eu, rezo logo um Pai Nosso
Para dar-nos a bravura, pois essa vida é uma loucura.
Mas o que é normal?

Trabalhador seguindo o rumo de sua casa
Desce escada, sobe rua, pega ônibus....
Comuns? Que nada, são todos Hércules do cotidiano.
E chegam em casa, dão de cara com o William e a Fátima
E se deparam com a notícia:
"Da miséria
Da polícia
Da infâmia
Da milícia dessa terra....
Mas que inércia, pois fica só na memória
Na memória fica, as coisas mal resolvida".



((( Camila Senna ))))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamentos...